We’ve updated our Terms of Use to reflect our new entity name and address. You can review the changes here.
We’ve updated our Terms of Use. You can review the changes here.

lagarta

by gadutra

/
  • Streaming + Download

    Includes unlimited streaming via the free Bandcamp app, plus high-quality download in MP3, FLAC and more.
    Purchasable with gift card

      €4.99 EUR  or more

     

1.
acid_ade ❆ 02:20
2.
ᑞ⑨ᑡ 03:40
3.
4.
5.
transitar 00:57
6.
፨❍❀ 03:23
7.
8.
9.

about

O primeiro álbum de Gadutra, lagarta, artista do Rio de Janeiro que desde 2017 tem deixado uma marca importante nos circuitos artísticos de Lisboa que não se cingem às hegemonias patriarcais e eurocêntricas, abrangendo um campo amplo de disciplinas artísticas, da ilustração às tatuagens, passando, claro, pela música.

lagarta é lançado com o selo da Troublemaker Records e apresenta-nos uma viagem introspetiva e transformadora pelo ambient, noise, musique concrète. O álbum conta com colaborações de Gadutra com Evaya, Polivalente, Tita Maravilha e Tom Maciel.

Já está disponível o primeiro single, caosa, com a participação de Tita Maravilha. O vídeo, já no YouTube, conta com as participações especiais des artistes Bee Barros, Nany Aguiar, Léo Sério, Luan Okun, Luiza L'abbate, Sidnei Ramalho, Tita Maravilha e Zaya.

«Não, eu não serei submissa a você», canta Tita Maraviha no single caosa. Manifesto que perpassa pelas produções dos novos temas que formam lagarta. Uma insubmissão que passa pela forma plástica com que trabalha a maquinaria eletrónica em temas como ᑞ⑨ᑡ ou spectrum⁂equalizer.

Como a própria Gadutra referiu numa recente entrevista à Parq, «nós não temos nosso estilo, nós somos». Daí que não se feche nas preconceções que se poderiam criar sobre um disco de música eletrónica ou ambient ou noise. «Aqui há espaço para todes» ouve-se em edrüs, com a participação de Polivalente.

Daí que Gadutra deixe, por exemplo, no tema ||||||||||✵, com a participação de Tom Maciel (membro dos Cíntia), irromper com expressividade um piano libertário saído do mundo free jazz por dentro da austeridade eletrónica que o circunda; ou ainda terminar este primeiro álbum numa maior singeleza pop com noutros lugares ☽, tema com o contributo de EVAYA.

«Acordada» é a última palavra que ouvimos em lagarta e Gadutra mostra isso mesmo neste primeiro álbum. Uma criatividade que nos acorda do torpor de uma sociedade que se desejaria mais insubordinada e empática.

credits

released January 22, 2022

Participações: Evaya, Polivalente, Tita Maravilha e Tom Maciel.
Mix: Gadutra e Giancarllo Torres
Master: Guancarllo Torres.


TBMKR007

license

tags

about

TroubleMaker Records Lisbon, Portugal

TBMKR rec is a Lisbon based label focused in releasing dissident emerging artists from all over the world.

contact / help

Contact TroubleMaker Records

Streaming and
Download help

Redeem code

Report this album or account

If you like lagarta, you may also like: